13 dezembro 2014

QUER REFORMAR? SAIBA SOBRE A NORMA DA ABNT 16280




Saiba sobre a Norma de Reforma da ABNT






Norma ABNT - Reformas em Edificações – NBR16280:2014

A partir de 18 de abril de 2014, toda reforma de imóvel que altere ou comprometa a segurança da edificação ou de seu entorno precisará ser submetida à análise da construtora/incorporadora e do projetista, dentro do prazo decadencial (a partir do qual vence a garantia). Após este prazo, exigirá laudo técnico assinado por engenheiro ou arquiteto. E o síndico ou a administradora,  com    base    em   parecer    de   especialista, poderão autorizar, autorizar com ressalvas ou proibir a reforma, caso entendam que ela irá colocar em risco a edificação. Estas e outras diretrizes constam da NBR 16280:2014 “Reforma em edificações — Sistema de gestão de reformas — Requisitos” da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), publicada em 18 de março. A iniciativa de propor a norma partiu do presidente do SindusCon-SP, Sergio Watanabe, após o desabamento do Edifício Liberdade e de mais dois prédios, devido a reformas irregulares, em janeiro de 2012, no Rio de Janeiro.      

Como o Designer de Interiores atua em conformidade a Norma NBR 16280?
Para todos os casos, o profissional responsável pela reforma, seja ele, Designer de Interiores, Arquiteto ou Engenheiro, com base nas informações do ante-projeto, um plano de reforma é confeccionado e deverá ser submetido a aprovação do Síndico do Condomínio.

Quando é necessário à emissão de um laudo técnico da reforma?
no geral;
a)     remoção de paredes estruturais (paredes de drywal ou divisórias comum encontradas em apartamento não são paredes estruturais).
b)     construção de paredes de alvenaria (concreto), as divisórias de dryl wall ou madeiras, podem ser instaladas normalmente.
c)     Alteração do layout hidráulico, devido a interligação das tubulações dos andares inferiores e ou superiores. ( ex. a pia está do lado esquerdo e deverá ficar do lado direito).

O que é um ART?

Anotação de Responsabilidade Técnica é um documento emitido pelo profissional habilitado pelo CREA - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, que executou o serviço. Para o cliente, a ART serve como um instrumento de defesa, pois formaliza o compromisso do profissional com a qualidade dos serviços prestados.

Quanto tempo demora a emissão de um ART?

Rapidez na elaboração da ART, do Laudo Técnico e do Projeto. Ele é feito na hora,  no seu imóvel.
Etapa 1) É marcado uma visita com o engenheiro no local do seu imóvel para emissão da ART / RRT e do Laudo (se precisar).

Etapa 2) Na visita, o profissional responsável pelo projeto de design de interior  vai apresentar o que já foi feito no imóvel e o que ainda pretende fazer, ou seja,  vai expor seus objetivos principais, necessidades, dúvidas e problemas gerais no tocante a questões estruturais.

Etapa 3) O engenheiro vai analisar o caso e emitir uma ART / RRT com Laudo Técnico na Hora, utilizando uma conexão com a Internet. Vai esclarecer suas dúvidas e propor a melhor solução estrutural.


Custo médio da Visita + ART / RRT = R$ 600 para imóveis de até 120 m2 + Taxa Obrigatória do RRT = R$ 70,83 para o Órgão competente. 




Se você gostou desta publicação,
Curta e compartilhe minha página no facebook: www.facebook.com/isabelleitedinteriores e vire um seguidor deste site, além das visitinhas contínuas é claro. Assim você colabora para que este site fique sempre AQUI.


Abraços!


Sem comentários:

Enviar um comentário